Benefícios do ômega 3 no emagrecimento

Entre os vários compostos que têm se revelado benefícios para a saúde humana, o ômega 3 está entre os primeiros da fila. Sendo um ácido carboxílico poli-insaturado, considerado essencial para o organismo, esse composto não é produzido pelo corpo, portanto deve ser consumido para que leve benefícios para o organismo. O composto ômega  que possui melhores benefícios é aquele de cadeia longa, chamado de ômega 3, existindo outros tipos que não detêm as mesmas propriedades deste, levando poucos benefícios quando ingeridos.
Para consumirmos este excelente nutriente, é necessário nos alimentarmos de certos itens da pirâmide alimentar. Entre estas algumas gorduras são ricas em ômega 3. Por mais que as gorduras sejam consagradas como problemáticas, algumas não se configuram dessa forma. Como falamos antes, os ácidos carboxílicos de cadeia longa se diferem dos de cadeia curta não somente em sua formação química, mas, também, nas propriedades que desempenham dentro do organismo.

Benefícios do Ômega 3

O ômega 3 atua em pontos importantes do corpo, como o cérebro e o sistema circulatório. Ele trabalha diretamente com os níveis de colesterol ruim dentro das artérias.
Existem dois tipos de colesterol, o LDL, que é um composto de lipoproteínas de baixa densidade; e o HDL, contendo lipoproteínas de alta densidade. O primeiro, o LDL, pode causar vários problemas ao organismo, pois é capaz de formar placas em vasos sanguíneos, interrompendo a passagem do sangue. Já o HDL é considerado o “colesterol bom”, pois é capaz de absorver as placas depositadas nas artérias, retardando e evitando possíveis problemas no sistema circulatório.

Ômega 3 e o emagrecimento

Vendo pelo lado do emagrecimento, o ômega 3 é um poderoso composto para aqueles que, além de saúde, buscam a manutenção e, até mesmo, a perda do peso. O ômega 3 atua no hormônio regulatório chamado de insulina. Ele é responsável por manter os níveis de glicose no sangue controlados, nem muito altos nem muito baixos. Quando ingerimos muita glicose, os níveis de insulina aumentam também. Às vezes se desregulam causando muitos problemas, como altos ou baixos níveis de glicose. Os picos de insulina causam vários sintomas, como fome, na maioria das vezes. O ômega 3, ao ajudar na regulação do hormônio, diminui os altos níveis da insulina, dando saciedade ao indivíduo que o consome.
Além disso, o ômega 3 corrobora para acelerar a ativação de uma proteína, que tem como principal função facilitar a transformação da glicose em energia, diminuindo o depósito desse composto no corpo. Quando consumimos mais glicose que o corpo necessita, ela fica depositada em vários locais, como abdômen, braços, pescoço e pernas. O ômega 3 estimula a queima da glicose consumida, assim como a queima dos depósitos de energia.
Além disso, o composto tem outra importante função: regular a os níveis de leptina. A leptina é um hormônio peptídico produzida pelas células de gordura, também chamadas de adipócitos. Em pessoas obesas estes níveis se apresentam desregulados, causando maior fome. O controle desse composto auxilia na regulação do apetite, causando, consequentemente, diminuição da massa corporal.
Outras propriedades desse poderoso nutriente são a diminuição de triglicérides; melhora em vários aspectos do cérebro, por ser um ácido graxo e agir diretamente neste órgão; auxilia na absorção de cálcio pelo corpo; protege tendões e articulações; entre várias outras coisas.

Fontes de ômega 3 nos alimentos

Alguns dos alimentos mais ricos em ômega 3, e que devem ser adicionados ao cardápio diário, você conhece logo abaixo.
  • Salmão, sardinha e atum possuem uma grande concentração de ômega 3. Normalmente, peixes de águas profundas são ricos neste composto.
  • Sementes como a chia e a linhaça também possuem ômega 3. Alguns óleos, como óleo de canola e de soja, também tem em sua composição o ômega 3. Porém, não é aconselhável serem consumidos de forma exagerada, pois também possuem o ômega 6, composto prejudicial a saúde.
  • Outros alimentos que contêm ômega 3 são: ovos, avelã, gérmen de trigo, nozes, espinafre, pepino, couve, abacaxi, almendras e couve de bruxelas. 

Suplementação

Com a correria do dia a dia, as vezes fica complicado reunir em nossas refeições, fontes importantes de vários nutrientes, inclusive do ômega 3 citado nesse artigo, existem as formas concentradas encontradas nos suplementos que podem ser uma ótima alternativa.
Quando for acrescentar suplementos ou alimentos ricos em ômega 3, primeiramente, consulte um médico e um nutricionista. Eles poderão passar a quantidade correta de cada alimento para que você se beneficie inteiramente do composto. Principalmente, no caso de querer emagrecer, é necessário que o nutricionista passe uma lista de alimentos que auxiliarão neste processo.
Uma alimentação balanceada e moderada associada a exercícios diários é a melhor forma de alcançar o peso e o corpo perfeito, levando em conta, é claro, seu biótipo.
por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

0 comentários:

Postar um comentário